segunda-feira, 16 de abril de 2012

Segundo dia da virada tem finanças, ética e investimento



Depois de uma madrugada intensa de programação, o segundo dia de palestras da II Virada Empreendedora trouxe informações importantes e relevantes para os participantes.

Na palestra sobre marcas e patentes, Fernanda Picosse e Alexandre Trinhain da consultoria IPlatam tiraram as principais dúvidas de empreendedores relacionadas à marca, como proteção, tempo de vigência, o que não pode ser registrado, violação, etc.  Eles explicaram quais são os tipos registro de marca: nominativa, figurativa, mista e tridimensional e destacaram  a importância de proteger sua ideia. “O benefício de ter uma marca é pequeno diante da briga depois”, explicou Trinhain.

Depois, os participantes assistiram a palestra “Ética nos negócios” do professor Douglas Elinto, seguida da apresentação de Cassio Spina, presidente da associação Anjos do Brasil. Spina destacou as principais características de projetos que recebem atenção de investidores e  esclareceu dúvidas a respeito do investimento-anjo que, apesar de recente no país, vem ganhando grande destaque no universo de empreendedorismo brasileiro.

A palestra da professora da FGV Denise Delboni esteve lotada. Especialista em direito trabalhista, Denise falou sobre os principais problemas com funcionários e deu recomendações para evitar dor de cabeça com causas trabalhistas. Por fim, a palestra “Finanças para pequenos empreendedores”, com Erik Krulilowski esclareceu os participantes sobre um tema rico aos empreendedores: finanças. O sócio diretor do Setor i encerrou os trabalhos da II Virada empreendedora que contou com mais de 19 apresentações, entre workshops, debates e muita informação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário