sábado, 14 de abril de 2012

“Não planejar sempre sai mais caro”


O professor e coordenador de Centro de Empreendedorismo do Insper Marcelo Nakagawa fez uma apresentação elucidativa sobre Plano de Negócios.  Nakagawa apontou diferentes modos de se planejar uma empresa: com o Plano de Negócios tradicional com Sumário Executivo, etc, o Effectuation, o Business Model Generation (Canvas), o MAT (Meta, Ações e Tarefas).

Para ele, apesar de vários caminhos, não tem plano de negócio perfeito. “O mesmo plano será diferente se for aplicado por dois empreendedores”, afirmou. Nakagawa mostrou um plano visualizado por um “castelo de cartas”. Entre os elementos o professor destaca que é importante o empreendedor ter claro a oportunidade, o produto, o mercado consumidor, a empresa, os competidores, o marketing, os profissionais e a produção.

O especialista também alerta que o plano precisa ser feito para cada situação. “É preciso adaptar o modelo de acordo com quem vai avaliar o documento”, afirma. Se o plano for apresentado para a Fapesp é preciso ser feito com rigor científico porque passa por pesquisadores acadêmicos. É diferente de ser avaliado por uma Venture Capital ou uma incubadora. Por fim, Nakagawa comentou a importância do planejamento e de ter em mente qual o objetivo que se quer atingir. “Não planejar sempre sai mais caro”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário