O professor e coordenador de Centro de Empreendedorismo do
Insper Marcelo Nakagawa fez uma apresentação elucidativa sobre Plano de Negócios.
Nakagawa apontou diferentes modos de se
planejar uma empresa: com o Plano de Negócios tradicional com Sumário
Executivo, etc, o Effectuation, o Business Model Generation (Canvas), o MAT
(Meta, Ações e Tarefas).
Para ele, apesar de vários caminhos, não tem plano de negócio
perfeito. “O mesmo plano será diferente se for aplicado por dois
empreendedores”, afirmou. Nakagawa mostrou um plano visualizado por um “castelo
de cartas”. Entre os elementos o professor destaca que é
importante o empreendedor ter claro a oportunidade, o produto, o mercado
consumidor, a empresa, os competidores, o marketing, os profissionais e a produção.
O especialista também alerta que o plano precisa ser feito
para cada situação. “É preciso adaptar o modelo de acordo com quem vai avaliar
o documento”, afirma. Se o plano for apresentado para a Fapesp é preciso ser
feito com rigor científico porque passa por pesquisadores acadêmicos. É diferente
de ser avaliado por uma Venture Capital ou uma incubadora. Por fim, Nakagawa comentou
a importância do planejamento e de ter em mente qual o objetivo que se quer
atingir. “Não planejar sempre sai mais caro”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário