domingo, 15 de abril de 2012

Painel empreendedor: três gerações de histórias


Além das palestras, a Virada Empreendedora contou com o “Painel Empreendedor” com a participação de Ana Fontes, Maria Carolina Cintra e Dorly Neto. Com empreendedores de três gerações  (40, 30 e 20 anos) o debate mostrou como é empreender com histórias diferentes e inspiradoras.

Ana Fontes, jornalista, publicitária, idealizadora da II Virada Empreendedora e proprietária do espaço de coworking MyJobSpace contou que trabalhou no mundo corporativo por mais de 20 anos, mas alertou que este não a preparou para o empreendedorismo. “O mundo empreendedor tem uma linguagem muito diferente”, afirmou Ana. Para ela, o desafio de empreender é difícil, mas compensador. “Você aprende a lidar com as adversidades da vida”, contou a empreendedora.  

Já Maria Carolina Araújo contou que em 2008 abriu sua primeira – a Kingo Labs - e logo de cara montou um plano de negócios com 36 páginas. “No final do documento, já estava milionária”, brincou. A empresa foi sucesso instantâneo, mas as coisas não foram feitas da forma certa, diz ela. “Fiz uma estrutura grande, com muitos funcionários, e muito cara”, relatou. A empresa foi à falência, mas restaram bons aprendizados e o produto Sorteie.me, que possui hoje com 4 milhões de usuários. Além disso, Maria Carolina se dedica à nova startup Socialle. “Comecei do jeito certo. É uma empresa enxuta e a chance de dar certo é muito maior”, afirmou.

Por último, Dorly Neto, sócio da empresa Benfeitoria, fez uma apresentação divertida e mostrou porque mesmo tão jovem já pensa longe. Com apenas 21 anos, Dorly se dedica a disseminar o conceito de crowdfunding. “A Benfeitoria tem 11 meses, 17 projetos e já arrecadou 300 mil reais”, contou. Para ele, mais do que dinheiro, o que vale é o engajamento e envolvimento das pessoas nos projetos. “A geração G - de generosidade - está aí e não temos como negar isso”, concluiu o jovem empreendedor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário