A palestra do
consultor Antonio Carlos de Matos foi uma das mais divertidas da II Virada
Empreendedora. O especialista em pequenas e médias empresas falou sobre a
viabilidade de negócios e citou pontos chaves para uma empresa dar certo.
Só no Estado de São Paulo são 20 mil empresas novas abertas
por mês e 90 mil que fecham a cada ano. É mais de 1 trilhão de reais perdidos
em negócios falidos. “E por que estas empresas morrem?”, perguntou o consultor.
“Porque elas não conseguem viabilizar seu negócio”.
Segundo Matos, ter uma empresa não significa apenas saber produzir.
“Toda empresa do planeta tem que saber VENDER. Se não vender, quebra!”, afirmou
o consultor. Portanto, abrir um negócio é montar um processo de vendas. “A
definição da estratégia vem antes da estrutura”, explicou.
Além disso, segundo o consultor, não basta vender: é preciso
vender por um preço que compensa. E para isso, o empreendedor precisa saber calcular o preço de venda e as
estratégias de negociação.
Por fim, não é viável vender, por um preço que compensa, sem
ter um volume que valha a pena. “De nada adianta vender um produto caro apenas
uma vez por mês”, explicou o consultor. É preciso calcular um volume de vendas
que compense o investimento.
Com exemplos práticos e muita interação com a plateia,
Antonio Carlos de Matos passou o recado: antes de abrir uma empresa, pense nos
pontos principais de sua viabilidade: Venda, Preço e Volume.
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