sábado, 14 de abril de 2012

A matéria-prima do século XXI é o SONHO

A palestra de Gil Giardelli abriu oficialmente a II Virada Empreendedora. O professor da ESPM falou sobre empreendedorismo, redes sociais, inovação e negócios colaborativos. Para ele, nunca foi tão difícil achar um emprego, porém nunca foi tão fácil criar um. “A economia criativa é o motor do século XXI”, afirmou Giardelli. O que antes dependeu de máquinas, agora depende de cérebros.

Para exemplificar este novo mundo, Giardelli apontou que no natal do ano passado foram baixados 1,2 bilhão de aplicativos na Apple Store e apenas 0,5% eram brasileiros. Isto mostra que existe grandes oportunidades para o país com a indústria criativa, o crescimento da classe C. “O Brasil pode ser uma potência digital e ambiental. E também de empreendedores”, afirmou Giardelli.

E a era do empreendedorismo digital está mexendo com o comércio, com o copyright, com a sociedade, que hoje é uma rede distribuída e descentralizada. “Cada pessoa é um grande empreendedor”, afirmou Giardelli e falou sobre a importância da colaboração e da criação social, apresentando vários cases nacionais e internacionais que mostram a cooperação entre pessoas e a construção de histórias coletivas.

Giardelli ainda salientou a força dos aplicativos, a curadoria de conteúdo coletivo e o fenômeno gamification.  “Estamos vivendo a primeira revolução em que não existe um grande líder. Os heróis são reais”, disse. O especialista em economia digital finalizou a palestra dizendo que ser empreendedor é viver numa montanha-russa e que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário